jorvikmontadaO que acontece quando unimos um tema que amamos com as capacidades fantásticas de um game designer incrível? Um jogo fenomenal, é claro! Estamos falando de Jórvik, o nosso novo lançamento. Jórvík tem essas duas características: é ambientado no mundo nórdico e foi criado por Stefan Feld, um dos gênios do game design da atualidade.

O nome Jórvík vem do nórdico antigo e é a denominação dada pelos vikings àquela que viria se tornar a cidade York, na Inglaterra. No tempo em que o local foi dominado pelos povos do Norte, a cidade era um importante entreposto comercial, um porto movimentado e uma base avançada dos vikings na Gran Bretanha. É claro, que isso tornava Jórvík alvo de ataques constantes, o que demandava uma defesa eficiente, formada por um exército de combatentes nórdicos. Fazer crescer seu prestígio e suas riquezas e unir forças para defender a cidade é o mote do jogo.

63609_lEm Jórvík cada jogador é um Jarl, um comandante viking, disputando o prestígio na cidade através de construções, embarcações, mercadorias, artefatos e, é claro, guerreiros. Durante a partida, os jogadores disputam cartas que são disponibilizadas no porto da cidade através das quatro estações do ano (primavera, verão, outono e inverno). Esta disputa é feita através de um sistema de leilão em que, a cada jogador que demonstra interesse em uma carta, seu valor aumenta. Ou seja, quanto mais jogadores interessados em comprar uma carta, maior o valor daquela carta. E, na medida em que os jogadores vão desistindo da compra, o valor da carta vai decrescendo.

Esse sistema de leilão inovador, faz com que o preço das mercadorias flutuem constantemente durante o jogo. E permite aos jogadores majorar o valor de uma determinada carta, apenas para impedir que outro jogador a compre. Assim, cada Jarl tem que escolher corretamente suas ações, decidir sabiamente em que carta deseja investir e, principalmente, observar o jogo dos outros, a fim de bloqueá-los em seu crescimento. Tudo isso, de maneira muito simples e rápida.

Além disso, durante o decorrer do tempo de jogo a cidade sofre ataques dos Pictos e os Jarls devem enviar suas tropas para ajudar na defesa do local. Aqueles que enviam o menor poderio bélico perdem prestígio junto aos outros Jarls da cidade, ou seja, perdem pontos. É preciso formar guerreiros, além de ser um bom comerciante.

Além do elegante e inteligente sistema de leilão, o jogo possui cartas que, quando combinadas corretamente, criam possibilidades incríveis e ampliam as capacidades de pontuação, riqueza, força militar e comércio de cada jogador.

Enfim, um jogo belíssimo, com um tema que nós amamos… como sempre dissemos: Vikings + Feld = <3

hqdefault

Gostou? Então pegue o seu aqui.

Leave a Reply


*