2014 foi um grande ano para a Conclave e certamente o marco inicial de uma longa jornada que terá continuidade no ano que se aproxima. Como a memória falha e um dia pode ser que esqueçamos de algumas coisas, decidimos fazer uma pequena retrospectiva desse fantástico ano, o ano em que fizemos contato!

Primeiro Trimestre

midgardnovaO ano começou com um trabalho intenso e inacabável para organização e montagem dos Midgards para entrega aos apoiadores do financiamento coletivo. Como a maior parte de vocês sabem, tivemos uma grande quantidade de problemas com a gráfica que produziu o jogo, o que acarretou num trabalho infinitamente maior do que o previsto e em atraso na entrega dos jogos.

Quando os jogos foram enviados aos apoiadores, ficamos na expectativa de aceitação do público. E nos surpreendemos, pois o jogo foi extremamente bem aceito e a receptividade dos jogadores foi acima do esperado. O jogo foi bem cotado na Ludopédia e logo começariam os campeonatos por todo o Brasil.

Segundo Trimestre

10632707_10152425065657672_5240872656366819456_nEsse foi o momento do Midgard! Com os jogos sendo recebidos pelos apoiadores e com as vendas em nosso site e para lojistas, o jogo começou a ser disseminado entre a comunidade gamer do Brasil. Campeonatos foram realizados no Rio de Janeiro, em Minas Gerais e São Paulo. O jogo foi apresentado em eventos de norte a sul e o sistema de ranking nacional, com regras oficiais para campeonatos, foi implementado.

Nesse mesmo momento a Conclave passava por mudanças muito importantes. Seu quadro de sócios era reestruturado e nós nos preparávamos para o que estava por vir diante das diversas negociações com editoras internacionais que já vínhamos fazendo.

RituaisEm maio, abrimos o financiamento coletivo do Nosferatu, nosso primeiro licenciamento internacional. O jogo leve, divertido e muito dinâmico encantou o público brasileiro. No evento Castelo das Peças, no Rio de Janeiro, o jogo estabeleceu um novo record, permanecendo na mesa da primeira à última hora de evento ininterruptamente! O financiamento coletivo do Nosferatu terminou no dia 01/07/2014 e foi muito bem sucedido.

Neste meio tempo, finalizávamos uma negociação que havia durado um ano (e isso não é força de expressão!). Finalmente, numa noite memorável pudemos dizer que estava TUDO DOMINADO! Havíamos acabado de receber os arquivos do Dominion para tradução e fechado a licença do jogo em língua portuguesa! Certamente, um marco para o mercado de jogos brasileiro. O anúncio oficial foi feito em um Hangout ao vivo com Jack O Explicador e o Nerds Overview em 29/05/2014 e daí para frente, tudo foi dominado! 🙂

Terceiro Trimestre

Tudo começou com a correria para nossa participação no Anime Friends / EIRPG. Montagem de stand, preparação de material, banners, materiais de divulgação, passagens, hospedagens, apoiadores… enfim, uma trabalheira danada, que valeu muito a pena! Foram oito dias trabalhosos e divertidos! Tivemos a felicidade de ter como vizinhos no evento e no hotel os amigos da Ace Studios e a oportunidade de nos encontrar com os amigos da Funbox Jogos, da Galápagos Jogos e da Devir. E, é claro, reencontramos grandes amigos, como os companheiros de sempre do Nerds Overview, a Karla da The Raven, o grande Alexandre Honorato e tantos outros que precisaríamos de um novo post só para citá-los!

No próprio Anime Friends fizemos dois grandes anúncios importantíssimos para a Conclave: estávamos nos preparando para ir a Internationale Spieltage 14, em Essen, na Alemanha; e estávamos trazendo um novo jogo – Illegal, de Christophe Boelinger.

10615592_497634763705159_3488356637480426994_nMas ambos foram apenas anúncios de eventos que aconteceriam somente no quarto trimestre. O grande acontecimento do terceiro trimestre foi a aquisição pela Conclave do Tabuleiro GameBar! Consegue imaginar uma empresa que é uma editora e um bar? Pois bem, somos a primeira do mundo (provavelmente!). O Tabuleiro GameBar, carinhosamente chamado por nós de TGB, é um bar lúdico, um local em que as pessoas vão para beber e comer como em qualquer bar, mas também para jogar! Com um acervo de mais de 100 jogos diferentes, sem contar os jogos da própria Conclave e funcionando de terça a sábado, o TGB se transformou na casa da Conclave e, é claro, do Joga Conclave, o evento mensal de jogos da editora. Não dá muito para falar do TGB, tem que vir e conhecer o bar! Para nós, foi amor à primeira vista e um local em que disseminamos a cultura de jogos, reforçamos antigas amizades diariamente e fazemos novos amigos à todo momento!

Quarto Trimestre

10641225_10152488917077672_7354086996897805545_nO ano foi intenso, mas o final de 2014 teve toda sua intensidade multiplicada e concentrada!

Outubro começou com a pré-venda do Illegal de uma maneira inusitada e foi seguido de nosso preparativos para Essen.

A Internationale Spieltage 14 é um capítulo à parte. Nos impressionamos com a Alemanha, nos impressionamos com o povo alemão, nos impressionamos com a feira! A maior feira de jogos do mundo é ainda maior do que podíamos imaginar. Foram dias intensos, com horário marcado e contado no relógio para as dezenas de reuniões que realizamos. Tivemos a oportunidade de conhecer pessoalmente os responsáveis pela Grosso Modo (Nosferatu) e nos encontrar com os integrantes da Ludically (Illegal). E, é claro, conhecemos os nossos novos futuros parceiros!

Foi muita coisa e precisaríamos de um novo post somente para falar da feira. Mas, falamos bastante a respeito nesse Hangout (parte 1 e parte 2) e você pode ver nossas quase 300 fotos aqui.

10801928_592524527519795_1014425866145666447_nEm novembro fizemos diversos anúncios do que estamos planejando para 2015. Você pode saber a respeito desses anúncios no Hangout citado acima ou aguardar o nosso próximo post! Em novembro, também iniciamos a pré-venda do Dominion e surpreendemos com a pré-venda dos jogos da editora MasqueocaCamel Up, Drako e Keyflower!

E então, o Nosferatu foi liberado pela alfândega e seus envios realizados!

Ufa! Achou pouco?!… é porque aí não tem nada escrito sobre os bastidores… 🙂

E assim, 2014 vai terminando. Estamos certos de que cumprimos nossas missões no ano, mas mais certos ainda que esse ano foi apenas o começo. Temos muito trabalho pela frente, muita coisa para organizar, dezenas de jogos para traduzir e caixas e mais caixas para receber, empacotar e enviar para a sua casa!

2015 nos aguarda… pois 2014 foi somente o ano em que fizemos contato!

Um feliz ano novo a todos!

Cristiano Cuty
Criação & Edição

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *