Estivemos no Castelo das Peças, um dos eventos de jogos de tabuleiro mais tradicionais do Rio de Janeiro e apresentamos o Nosferatu aos participantes. Nosferatu entrou para a história do evento como o único jogo que permaneceu com uma mesa ativa durante todo o dia em sete anos de Castelo das Peças. Na oportunidade, Marcelo Groo, um dos resenhistas independentes de jogos mais importantes do Brasil jogou o Nosferatu, gostou e fez uma bela resenha do jogo. Veja abaixo!
Review: NOSFERATU !!!
Castelo das Peças (18/05/2014)No último Castelo das Peças, um dos eventos de board games mais tradicionais aqui do Rio de Janeiro, nós testamos o Nosferatu e o jogo ficou na mesa durante todo o dia! Foram várias e várias partidas consecutivas, com a galera disputando uma vaguinha para jogar!
O Nosferatu é um jogo do Pierre-Yves Lebeau, com ilustrações do Ismaël Pommaz, que foi lançado em 2013 e anda fazendo bastante sucesso na Europa. A boa notícia é que a Conclave Editora está trazendo o Nosferatu para o Brasil (está sendo financiado no Catarse), e foi a própria galera da Conclave que veio lá de Minas (Gerais, não a Morgul… ) para apresentar e ensinar o jogo para os cariocas do Castelo (das Peças, não o Ravenloft… de novo…).
Nossa, que monte de piadinha ruim… Vamos ao jogo que é mais negócio…
O Nosferatu é um party game de dedução com temática de vampiros (mais especificamente do vampiro Nosferatu… meio óbvio né…), onde dois jogadores (o Renfield e o Nosferatu) enfrentam os demais (que são os caçadores de vampiros). Nesse ponto você deve estar pensando – “Ahhhh…. dedução, dois times… é tipo Werewolf ou tipo The Resistance… saquei! lol lol lol lol”.
Não, você não sacou nada, meu caro neófito…
Em comum com estes outros jogos o Nosferatu tem a curta duração (uns 15 a 20 minutos por partida) e a possibilidade de juntar muita gente para jogar (até 8 players), mas as comparações param por aí. A jogabilidade e as mecânicas de dedução do Nosferatu são bem diferentes, além de muito engenhosas, diga-se de passagem.
No Nosferatu um dos jogadores assume o papel de Renfield, o puxa-saco do vampirão, e cabe a ele distribuir secretamente os papéis dos outros jogadores: um deles será o Nosferatu enquanto os demais serão caçadores. Ou seja, apenas Renfield e Nosferatu sabem quem é quem, os caçadores precisarão deduzir durante a partida.
Iniciado o jogo, as regras são bem simples: cada jogador possui 2 cartas fechadas, na sua vez compra mais duas, descarta uma aberta, entrega uma fechada para Renfield, e abre uma carta do deck de tempo: se for uma Noite o jogo segue (é a vez do jogador seguinte), mas se for um Amanhecer a rodada acaba e é a vez de Renfield jogar. Simples assim, e é nessa simplicidade que acontece a dedução do jogo. Calma, eu vou explicar…
As cartas são de 4 tipos: Rumores, Noites, Componentes e Mordidas. Os Rumores não fazem nada, os Componentes podem iniciar rituais que ajudam os caçadores, as Noites diminuem as chances de acontecerem esses rituais, e as Mordidas… bom, as mordidas são as mordidas né, obviamente ajudam o vampirão e seu puxa-saco! Portanto, é esperado que apenas o Nosferatu descarte um componente, e que apenas caçadores descartem Noite e Mordidas, mas nunca dá para se ter certeza de nada…
É a jogada do Renfield que fornece mais pistas para os caçadores, pois ele tem que usar justamente as cartas que recebeu dos jogadores naquela rodada: as Noites devem ser colocadas no deck de tempo (quanto mais noites nesse deck, mais difícil para os caçadores), as Mordidas devem ser entregues aos jogadores (quando houverem 5 o vampiro vence), e se houverem apenas Componentes na mão de Renfield acontece um ritual que pode eliminar uma mordida, tirar uma noite do deck de tempo ou revelar um peronagem secreto (todos ajudam os caçadores). Já deu pra sacar a dinâmica da dedução? Não??? Então olha só…
Se Mariazinha jogou e revelou uma Noite, seguida por Joãozinho que revelou um Amanhecer, e Renfield só tem rituais na mão, é por que provavelmente nem Mariazinha nem Joãozinho são o vampiro. Mas se Renfield tiver uma Mordida, provavelmente um dos dois é o vampiro… a não ser que só tivessem Mordidas nas mãos, mas para isso deveriam ter descartado uma Mordida aberta… huuuuuuummmmmm….
E por aí vai, até que um caçador que esteja com a Estaca (esta carta vai mudando de dono durante o jogo) a use para tentar matar o vampiro: se ele acertar os caçadores vencem o jogo, mas se estaquear outro caçador é o vampiro que vence.
É claro que o jogo permite blefes, acusações infundadas, ofensas veladas, enfim, qualquer coisa que não sejam socos e tapas tá valendo. E é claro também que você vai querer estaquear aquele amigo mais pentelho, mesmo antes de ter certeza se ele é ou não o vampiro… você provavelmente vai perder o jogo, mas também tá valendo!!!
Enfim, aprovadíssimo! Nosferatu é bem divertido, interativo, e as mecânicas de dedução são muito bem elaboradas, sucesso garantido em qualquer grupo que curta esse tipo de jogo.
Fica o link do Catarse para quem quiser conhecer melhor o jogo, baixar o manual de regras, ou apoiar o financiamento:
http://catarse.me/pt/nosferatu
Valeu!
Groo
Originalmente publicado no grupo Boargames Brasil, no Facebook.