Mexica é o terceiro jogo da chamada trilogia “Das Máscaras”, os outros dois são Tikal (1999) e Java (2000). Mexica é um jogo de alocação de trabalhadores, bloqueio e maioria, com regras simples e sutis. Os três jogos são de certa forma diferentes, mas baseados no mesmo mecanismo de pontos de ação.

A primeira edição, feita pela Ravensburger e a Rio Grande Games, data de 2002. O jogo não foi distribuído no Brasil, só sendo possível comprá-lo exclusivamente através de importação.

Por que Mexica?
Porque Mexica faz parte de uma trilogia muito conhecida de jogos de tabuleiro de uma dupla de autores alemães essenciais. E nós amamos os três jogos da trilogia!

Então, porque começar pelo Mexica?

  • o jogo jamais foi distribuído no Brasil… e temos que preencher as lacunas da vida.
  • é o mais desconhecido da trilogia e ele claramente não merece isso. Devemos dar a César o que é de Michael & Wolfgang.
  • é o mais difícil de encontrar… para colocar um fim a frustração gerada pela dificuldade de encontrar este excelente jogo (que é contra frustração e a violência também).
  • é o que tem o maior público dos 3 jogos da trilogia… o que nos permite alcançar um número maior de pessoas para um primeiro jogo.
  • é o que possui o maior potencial pelo lado material… e nós queremos iniciar com um jogo muitíssimo bom!

01-MATERIEL

Resumo

Em 1325, visando realizar uma antiga profecia, os astecas (ou os Mexicas) decidem construir Tenochtitlan, a capital de seu império. Você é um “Pilli Mexica”, um nobre asteca encarregado de participar na construção da cidade.

Utilize sabiamente seus pontos de ação para construir distritos, escavar os canais de navegação, construir pontes… e para frustrar os planos de seus adversários! Erga templos para aumentar seu prestigio e tornar-se o favorito do Imperador!

A Mecânica

Ela se baseia num sistema de pontos de ação. Cada jogador tem 6 pontos de ação por turno, que pode utilizar para realizar diferentes ações: mover seu “Pilli Mexica”, posicionar peças de canais, erguer templos, construir pontes…

Estratégia e tática
O jogo baseia-se na conveniência de escolhas do jogador, mas o fato desse estar limitado em suas ações e, portanto, não poder fazer o que quer ou onde quer, cria a necessidade de se ter uma estratégia planejada para se concretizar em várias rodadas.

Interatividade
É um jogo de maioria! É possível bloquear os outros jogadores para desacelerar seus movimentos e modificar os distritos não fundados… Prepare-se para tensão ao redor da mesa!

Gestão
O jogo se desenrola em 2 períodos com um número limitado de templos de valores a serem alocados. Atenção para não erguer templos sem se importar com o lugar ou com o momento!

Sorte?
W. Kramer respondeu a essa questão: “There is also luck in Mexica (Há também sorte no Mexica)”. Nós, entretanto, não concordamos! Ao contrário de Tikal em que a sorte se encontra na retirada dos tiles e tesouros, não há nada deixado ao acaso em Mexica.

Então, o que mudou?
Nada das versões para 3 a 4 jogadores! A mecânica é fluida e simples. Na de 2 jogadores, nós adicionamos uma variante proposta por um dos jogadores do BoardgameGeek e validada por W. Kramer. Ela permite aumentar a interação em uma partida à 2.

O Tema

Mexica faz parte de uma triologia, mas a publicação saiu um pouco diferente da ideia original, como explicou W. Kramer:

A ideia inicial era fazer uma trilogia com os maias, os incas e os astecas (“les mexicas”). Mas o editor Ravensburger quis Java (em vez dos incas). Eu, entretanto, acho que teria sido preferível a trilogia com as três culturas mais famosas”.

Depois disso não restou dúvidas sobre mudar o tema do jogo. A mecânica do jogo serve bem ao tema, como explicado ao longo de todas as regras.

O Manual de Regras

O manual foi totalmente reformulado para tornar as regras tanto claras quanto completas. Diversos exemplos são dados para facilitar a compreensão. Foi feita uma explicação das regras entrelaçada ao tema do jogo. Na última página do manual, há uma explicação de como fazer um setup rápido e um lembrete dos pontos importantes da regra.

Os Templos

São o coração do jogo. Os templos são manipulados durante toda a partida.

02-TEMPLES

Há 72 templos no jogo, 18 para cada jogador. Os templos eram feitos de plástico na primeira versão de Mexica, e embora já fossem peças surpreendentes, jogar com templos de plástico deixava mais difícil a imersão no tema do jogo. Já a madeira, por ser um material muito leve, imaginamos que, quando colocado um templo feito desse material sobre o tabuleiro, não teríamos muita estabilidade. Isso nos levou a tentar a resina, um material que deixaria as peças com aspecto de pedra, feitas em 4 cores suficientemente distintas uma das outras para não atrapalhar a jogabilidade, sem deixar a verossimilhança de lado.

Então temos templos com as seguintes cores: areia, terracota, preto e cinza claro.

Os 72 templos pesam quase 1 kg!

02-TEMPLES2

As Pontes

As pontes são construídas sobre os canais a fim de se otimizarem os movimentos. Elas podem ser destruídas durante a partida e reconstruídas em outra parte. Com base nisso, elaboramos as peças de ponte em 3D e em madeira.

Para a cor, naturalmente, optamos pela marrom.

03-PONT

Os Canais

Tratam-se de canais de navegação a serem instalados sobre a ilha, para formar os distritos.

A escolha do material para as peças de canal era limitada, então replicamos a princípio os tiles ilustrados por Chistophe Swal. Observem as pequenas embarcações desenhadas nos novos tiles que não fazem parte da versão original.

Os peões que representam os “Pilli Mexica” também foram totalmente remodelados!

05-PILLI

O Tabuleiro

Ele não é fundamentalmente diferente da versão original, sendo inclusive do mesmo tamanho. Mas foi remodelado de uma certa maneira com uma atenção especial aos detalhes.

06-Plateau-final

Traduzido e adaptado por 
Nayana Dessupoio de Abreu
Link para o artigo original:
http://www.supermeeple.com/nos-jeux/mexica-fiche-jeu/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *