Se você é um jogador moderno de qualquer tipo, tenho certeza de que você já ouviu falar sobre o novo lançamento da CMON´s, Rising Sun. Com seu pomposo tabuleiro, toneladas de miniaturas e engenhosa mecânica, ele é o mais procurado ultimamente. Mas o que você talvez não saiba é que a CMON lançou um novo jogo com um belo tabuleiro de duas faces, miniaturas excelentes e, também, uma engenhosa mecânica. Esse jogo é chamado de Ricardo Coração de Leão, e estou contente por não o negligenciar.
Em Ricardo Coração de Leão, desenvolvido por Andrea Chiarvesio, 2 – 6 jogadores utilizam personagens do mito de Robin Hood os quais irão apoiar tanto a facção do Rei Ricardo, de João sem Terra (Príncipe João) ou Franceses ou Austríacos em partidas com quantidade impar de jogadores. Para que um jogador ganhe a partida, sua facção deverá ser a vencedora. Apenas assim, os jogadores que apoiaram aquela facção terão a chance de vencer, individualmente, baseado em seus pontos de prestígio. Assim, neste cenário, se você estiver apoiando o Rei Ricardo ou João sem Terra, você terá que trabalhar junto de seus companheiros para garantir que um de vocês tenha a chance de se sagrar vitorioso. Em partidas com quantidade impar de jogadores, um deles irá jogar com um personagem neutro. Este jogador tem que declarar sua lealdade a uma das duas facções no início de cada rodada. O jogador neutro terá a oportunidade de afetar e manipular os resultados sob diferentes aspectos durante cada rodada da partida. O jogador neutro apenas poderá vencer a partida se nem a facção do Ricardo Coração de Leão, nem a facção do Príncipe João vencerem depois de 10 rodadas, momento no qual qualquer jogador poderá vencer a partida com a maior quantidade de pontos de prestígio.
Falando sobre vencer, existem quatro trilhas de vitória no jogo. Cada trilha possui dez pontos. Duas delas representam as Cruzadas, sendo uma do Ricardo e a outra do Saladino (o qual Príncipe João deseja vitorioso). A terceira trilha representa o Retorno do Rei para casa após as Cruzadas (bom para a facção do Rei Ricardo) e a última trilha representa seus os cofres, o qual o Príncipe João deseja delapidar a zero. Se qualquer uma dessas trilhas completar seus dez pontos a partida termina. Os jogadores que apoiaram a facção derrotada são eliminados imediatamente. Os jogadores da facção vencedora somam seus pontos de prestígio e aquele com a maior quantidade vence a partida.
A mecânica é muito simples. A principal delas é alocação de trabalhador, ou mais precisamente, movimento de trabalhador. Os jogadores irão se movimentar ao redor das locações do tabuleiro, ocupando espaços que irão prover certas cartas, pontos de prestígio ou moedas. Depois que os jogadores tiverem movimentando seus personagens, eles serão capazes de comprar um dos inúmeros itens para aprimorar o movimento, ganhar mais cartas, desbloquear a habilidade especial de sua facção ou ganhar pontos de prestígio. Após realizar uma única compra no mercado, será exigido que os jogadores coloquem no deck de influência duas cartas de sua mão sem revela-las. Existem seis tipos de cartas no jogo, 3 de cada facção. Depois que os jogadores colocarem suas cartas no deck de influência, o deck será embaralhado e um número especifico de cartas será sacado aleatoriamente. Então essas cartas serão reveladas e contabilizadas afetando as trilhas de vitória do jogo. Se nenhuma das trilhas tiver alcançado seu décimo ponto ao final da rodada, uma nova rodada se inicia, caso a décima rodada não tenha terminado (veja acima).
Para mim, Ricardo Coração de Leão é um jogo único, que preenche uma lacuna existente em minha coleção. Eu poderia defini-lo como um party game para jogadores experientes, assim como um excelente jogo de entrada para jogadores novatos. Atualmente, a maioria dos party games se resumem em jogos de dedução ou trivialidade, usualmente com mecânicas bem simples, e não possuem um bom tema. Ricardo Coração de Leão é um grande tema, usa mecânicas de alocação/movimento de trabalhador, não possui um desconhecido traidor ou lobisomem, etc. – em que pese você ter que conquistar, no final das contas, alguns pontos de prestígio para vencer. Seus bem produzidos componentes o fazem parecer ser um jogo “pesado” e geram um brilho que não está presente em qualquer outro party game que eu conheça. Mas sua aparência esconde um jogo relativamente simples (consequentemente de entrada) que ainda oferece significativas escolhas e provê excitantes resultados ao final de cada partida. Toda vez que joguei, a definição da partida se dava por um fio, onde todos os jogadores esperavam as últimas cartas serem sacadas na esperança de terem influenciado o suficiente para que os resultados sejam favoráveis a eles.
O tempo da partida é relativamente pequeno, por volta de uma hora, e achei uma partida com dois jogadores tão divertida quanto uma partida com cinco, por diversos motivos. Uma partida com dois jogadores parece oferecer um controle estratégico maior porque ter menos possibilidades de movimento e mais espaço. Enquanto isso, uma partida com cinco jogadores oferece um caos muito bem-vindo e um pequeno diálogo, com jogadores posicionando seus peões em favor de sua facção já que o tabuleiro oferecerá uma quantidade menor de movimento em razão do congestionamento. Ricardo Coração de Leão é um dos poucos jogos que me fazem pensar na partida sem estar jogando. Ele fica muito bonito sobre a mesa e proporciona uma imersão que te faz se sentir BEM enquanto joga. Alguns reclamaram do preço, que é bem puxado a US$ 70,00 no varejo, mas em relação a outras formas de entretenimento, seis jogadores gastarão menos de US$ 12,00 por pessoa caso joguem apenas uma partida, o que espero que não seja o caso. Certamente gastei bem meu dinheiro comprando o jogo e espero que continue valendo a pena. Eu recomento muitíssimo darem uma conferida.
Obrigado por lerem e continuem sendo nerds.
Publicado por Rob Fenimore em 16 de fevereiro de 2016 na Geek Girl Authority
Traduzido por Kleber Bertazzo
Revisado por Marcelo Oliveira e Cristiano Cuty
[botao_loja url=”https://www.conclaveweb.com.br/produto/ricardo-coracao-de-leao/” texto=”Saiba mais sobre este jogo!” icon=”search”]