Distante, em um prado, vi lindas criaturas, cujas vestes esvoaçantes dançavam ao vento. De primeira, ingênuo, achei que eram fadas. Estava por descobrir que fadas só existem em historinhas. Perdido em meu devaneio no meio do espaço aberto, outras silhuetas surgiram de trás das árvores. Me amarraram e começaram a se preparar para um ritual. As alucinações desvaneceram como que em um passe de mágica. Mas já era tarde demais para fugir.

Acabo de entrar em uma terra mágica cheia de druidas e espíritos, a terra de Fae. O jogo FAE é uma reimplementação do  popular Clans. Foi lançado em 2002 e, agora ressurge com nova roupagem.

A caixa é de forma alongada intriga com sua aparência dominada pelas criaturas etéreas da terra mística de Fae. Dentro dela, encontra-se um grande tabuleiro cheio de desenhos em um estilo pitoresco, que dividem o mapa em várias áreas menores. Tem um placar em volta e os jogadores usam tokens redondos para marcar a pontuação. Eles não pertencem aos jogadores em si, mas sim aos clãs, cujos druidas são espalhados aleatoriamente em 60 áreas livres. Cada participante recebe uma carta que não pode revelar, que designa uma das cores dos clãs. Próximo ao tabuleiro, deve-se colocar uma pilha de cartas de ritual. Então, o jogo pode começar.

No jogo, turno por turno, os jogadores devem mover um druida (depois, um grupo de druidas) para um espaço adjacente. Os druidas procuram uns aos outros, tentando se reunir. Portanto, os jogadores não podem viajar para um território vazio. Os druidas gradualmente se reúnem e criam grupos maiores. Os jogadores alternam as ações a cada turno.

Essa tranquilidade, no entanto, se rompe quando um dos grupos de druidas se encontra rodeado apenas de espaços vazios. Nesse caso, eles param de procurar por outros amigos, o ritual começa e o jogador revela a carta do topo da pilha de rituais. Isso pode causar a interrupção do ritual, se as forças desse mundo não quiserem que eles ajam naquele terreno. Assim, os druidas não ganham nenhum ponto para seus jogadores. Ou então, se isso não acontecer, cada druida envolvido no ritual dará um ponto para o seu clã. Os jogadores movimentam os tokens no contador de pontos de acordo com a pontuação adequada e resolvem os bônus, se o ritual for feito em solo sagrado (se a segunda parte da carta revelada mostra um terreno favorável).

O jogo termina quando todas as cartas de ritual são usadas (doze pontuações) ou se não for mais possível mover nenhuma peça. É só nesse momento que os jogadores revelam suas cores, que até então eram secretas, e determinam o vencedor, cujo clã consegui chegar mais longe na pontuação.

O autor Leo Colovini é o mestre dos jogos de movimentação e controle de área. Em Fae, novamente, ele prova ser possível alcançar um potencial brilhante por trás da simplicidade. Trata-se apenas de movimentar druidas para conseguir o maior número de pontos possível para as suas cores.

Mas um bom planejamento, feito de forma arbitrária, pode ser abalado pela sorte. Se você acidentalmente juntar os druidas em um solo amaldiçoado, nenhum ponto será obtido. Até então, eles podem ser movimentados livremente pelo mapa. O único modo de parar a movimentação é aumentando o grupo de druidas para sete ou mais. Nesse caso, os grupos não podem mais ser movidos, mas ainda podem ser complementados por outros druidas de territórios adjacentes.

Fae é um ótimo jogo para iniciantes e serve como um bom e rápido filler para os mais experientes. Não há macetes nele e, além disso, o elemento de afeição secreta é um parâmetro extremamente interessante para iniciantes. Entre os jogadores menos experientes, Fae pode facilmente ir para a mesa várias vezes.

O jogo é bem rápido e não demora muito mais do que 30 minutos, mesmo com vários jogadores. O fator segredo gera situações inesperada e os jogadores precisam se adaptar. Além do mais, há chances de que, movendo uma cor que não é sua, você estará ajudando um oponente, não simplesmente movendo uma cor neutra.

Fae tem uma aparência diferente, e se encaixa bem na categoria abstrata. É um jogo simples, mas com uma boa estratégia e uma pitada de surpresa, e diverte tanto jogadores iniciantes quanto os mais experientes na mesma mesa.

Características:

  • ótimo para iniciantes
  • ótimo andamento
  • simplicidade agradável
  • tempo de jogo curto
  • sistema de afeição secreta

Traduzido e adaptado de: http://www.deskovehry.com/en/review-fae-bloodthirsty-fairies/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *