CUZCO é nossa terceira parte na trilogia das máscaras dos famosos autores M. Kiesling e W. Kramer.

Esta é a nova edição do JAVA, publicada em 2000 entre TIKAL e MEXICA. Mais uma vez, tomamos um cuidado especial com todos os componentes e o design gráfico do jogo, de modo que sua experiência fique ainda melhor.

Cuzco‘ substitui o nome ‘Java’. De fato, durante sua primeira edição, o nome mudou e o local mudou-se para a Indonésia, na ilha de Java. Parecia lógico recolocar o nome original desejado pelos autores e recolocá-lo entre os outros povos da antiga América Latina! Depois dos Astecas de MEXICA e dos Maias de TIKAL, aqui temos o povo Inca em CUZCO.

Encarnando os dignitários incas, você e seu clã virão ao planalto de CUZCO no Peru para construir a cidade, erigir templos e fazer oferendas aos deuses para ganhar prestígio e tornar-se o novo Imperador do povo Inca!

Um belo jogo de estratégia

Cuzco é um jogo estratégico, que combina a colocação de peças e personagens. Para ganhar pontos de prestígio, os jogadores terão que criar aldeias, usando essas peças, colocar os membros de seu clã como maioria e construir, e depois ampliar templos.

Uma das características originais da CUZCO reside em seu princípio majoritário. Você não precisa ter o maior número de Incas para ser maior, mas ter o Inca no ponto mais alto em uma vila ou cidade. Este princípio exige que os jogadores tentem empilhar duas peças de terreno em sua altura máxima. Com as peças colocadas, o movimento dos Incas e sua posição no tabuleiro serão de grande importância para tentar manter essa maioria até o final do jogo, para a contagem final.

Esses posicionamentos de peças e a construção dos templos fazem o tabuleiro de CUZCO se transformar durante o desenrolar da partida, gerando um belo cenário no final, com vilas, cidades, Incas e templos de alturas diversas espalhados em todo o tabuleiro.

Um jogo baseado em pontos de ação

Como Mexica e Tikal, os jogadores têm uma quantidade de pontos de ação a cada turno. Esses pontos podem ser divididos em várias ações. A primeira, obrigatória, é colocar uma peça no tabuleiro. Outras ações podem trazer um Inca para o jogo, movê-lo, colocar outras peças, construir templos, ampliá-los, criar lagoas de irrigação, sacar cartas de relíquias e finalmente organizar um festival em homenagem deuses, oferecendo relíquias.

Os jogadores terão que otimizar cada jogada para garantir a vitória, para transformar o tabuleiro e se posicionar da melhor maneira possível. Em geral, cada rodada traz pontos de vitória, mas também antecipa o final do jogo, onde a contagem final traz mais pontos de prestígio!

A criação de lagoas de irrigação oferecerá um forma alternativa de ganhar pontos de prestígio rapidamente. Basta posicionar peças de água, cercá-las de terra e ter maioria para ganhar 3 pontos de prestígio por peça de água compõe a lagoa. Mas cuidado, o número destas peças é limitado e somente os mais espertos conseguirão garantir pontos assim!

Após uma ou duas rodadas, você assimilará rapidamente as regras e entenderá que o jogo exige muitos truques e táticas. Se você não conseguir as relíquias corretas, não poderá participar dos festivais!

Componentes para seu deleite

É claro que nos concentramos na qualidade de Cuzco, assim como as duas primeiras partes da trilogia. Assim, os Incas têm uma forma diferenciada, as peças são grossas para distinguir as diferentes alturas do terreno e, como sempre, nossos templos são de resina para proporcionar uma bela imersão e um belíssimo design.

Cada jogador tem uma peça de ajuda no jogo que lembra todas as ações possíveis em poucas linhas, explicadas pela iconografia.

Finalmente, um grande tabuleiro, em seis partes para você construir sua civilização!

Traduzido e adaptado de supermeeple.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *