Normalmente, em um feriado prolongado como este, nós fazíamos aquela postagem dizendo que feriadão é para juntar os amigos e jogar, com uma foto cheia de jogos e evocando o espírito dos jogos de tabuleiro, que é a união em torno de uma mesa para se divertir. Mas, infelizmente, os tempos são outros… Não dá para reunir os amigos durante a quarentena.
Os jogos de tabuleiro têm sido uma ótima companhia para as famílias que estão em casa e precisam de alternativas a todo momento para passar o tempo juntos (não dá pra viver de Netflix, né?). Por isso, vamos fazer aqui uma lista dos jogos divididos em categorias para ajudar a você, que está em casa (e continue assim), a ter momentos agradáveis durante a quarentena.
Para jogar com os baixinhos:
- ICECOOL: além do jogo normal, você pode usar o ICECOOL para algumas brincadeiras, como por exemplo uma corrida em volta da escola, uma competição de petelecos impossíveis ou, simplesmente, brincadeiras com os petelecos.
- Fairy Tile: contar histórias é parte da natureza humana. E depois de muitas partidas de Fairy Tile, talvez vocês queiram só brincar com os personagens e as páginas do livro para criar novas histórias.
- Animal Upon Animal: Animal Upon Animal é aquele jogo simples e “bobo” que nem você, nem os pequenos vão querer parar de jogar. Mas se eventualmente você estiver cansado, ofereça desafios aos baixinhos, como empilhar mais animais, ou fazer uma pilha com bichos específicos, ou simplesmente brincar com os bichinhos.
- Rhino Hero: temos certeza de que o incansável herói rinoceronte irá subir as paredes dos prédios de papel nessa quarentena sem parar. Este dispensa mais detalhes! 🙂
Para jogar em dois:
- Fae: os papéis ocultos e o fato de, não importando o número de jogadores, sempre termos a mesma quantidade e cores de druidas, faz de Fae um jogo que funciona da mesma maneira com 1, 2, 3 ou 4 jogadores. Rápido, fácil e muito interessante divertido.
- Fear: colocou na mesa e jogou! É possível jogar infinitamente, marcando quem vence cada rodada. Ótimo para passar o tempo!
- Gnomopolis: já que não podemos sair, que tal levarmos os gnomos para a sua nova cidade? Gnomopolis é muito interessante em dois jogadores e tem seu modo solo!
- As Torres de Arkahnos: é um jogo leve, bonito e que permite estratégias na medida certa. Arkhanos funciona muito bem com dois jogadores, sem qualquer mudança na preparação.
- Mexica, Tikal e Cuzco: a Trilogia das Máscaras foi desenvolvida para funcionar bem, independentemente do número de jogadores. Para quem quer ter momentos de mais disputa, estes estão recomendadíssimos, nesta ordem.
- Valeria: passar pela quarentena ampliando seu reino, matando monstros e recrutando cidadãos pode ser uma sensação bem boa! Valeria ainda conta com um modo solo, para aqueles momentos em que você estiver “forever alone” na quarentena.
Para jogar sozinho:
- Já falamos de alguns acima: Gnomopolis e Valeria.
- Robinson Crusoe: sobreviver à Ilha Amaldiçoada pode ser ainda mais desafiador se você estiver sozinho.
- Room 25: o modo solo de Room 25 proporciona uma experiência incrível!
- Alguns outros jogos possuem modo solo não oficiais disponíveis no Boardgame Geek, tais como Great Western Trail, Western Legends e Clank (usando o app).
Esquecemos de algum? Deixa a dica para nós aí nos comentários. Queremos contar com todos para passar por essa quarentena da melhor maneira possível.
Mas, mais importante que tudo isso, queremos dizer que a Conclave está junto com todos vocês. De nosso lado, estamos fazendo todo o possível para que passemos por esta fase da melhor maneira.
Iremos fazer a doação que mencionamos no Comunicado: Conclave Vs. COVID-19 esta semana. A instituição escolhida para receber a doação foi o Abrigo Santa Helena, conhecida pela sua seriedade no acolhimento de pessoas idosas e que, devido ao grande número de atendidos, sempre precisa de ajuda.
Continuamos seguindo as recomendações da OMS. Toda nossa equipe está em home office, sendo que o pessoal de expedição se reveza (para que não haja contato) às segundas, quartas e sextas para despachar os jogos para todo o Brasil, tudo com segurança e colocando a saúde em primeiro lugar. Estamos um pouco mais lentos, mas isso é para possamos preservar a todos. A Conclave não dispensou e não pretende dispensar nenhum colaborador por conta da situação e também não aderiu a nenhuma medida para redução de salários ou férias forçadas. Estamos passando por esta fase com responsabilidade, pois sabemos que em momentos assim as pessoas mais precisam uma das outras.
Àqueles profissionais que não podem ficar em casa, nosso agradecimento. Muito obrigado por se arriscarem enquanto estamos à salvo! Esperamos que esta fase passe logo para que vocês também possam ficar um pouco em casa e desfrutar de jogatinas incríveis com família e amigos!
Fique em casa, fique salvo!
Estamos juntos!